Projeto de intercâmbio cultural faz os dois municípios mais antigos Estado dialogarem em busca de cria um projeto; nos encontros, Ricardo Lira Maia, o Ricardinho Tô na Nigth, disse que foram discutidas várias variantes; confira
Durante a semana passada, no dia 26, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará-Mirim esteve na capital, Porto Velho, e manteve encontros com o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Godofredo Gonçalves Neto.
O encontro representa um importante passo na busca por uma maior integração e colaboração entre as cidades em prol da promoção da cultura e do turismo local.
Projeto de intercâmbio cultural
Durante esses encontros, Ricardo Lira Maia, o Ricardinho Tô na Nigth, disse que foram discutidas várias variantes para a criação de um projeto de intercâmbio cultural entre Porto Velho e Guajará-Mirim, os dois mais antigos municípios de Rondônia.
Na ocasião, o Secretário de Cultura de Guajará-Mirim ressaltou a possibilidade de “trazer novidades e enriquecer a cultura local com a troca de experiências e o intercâmbio cultural”.
Guajará-Mirim, pelo fato de ficar na fronteira com a Bolívia, e por sua destacada atuação na área da cultura, é conhecida como o Berço Cultural de Rondônia, aliada ao fato de possuir belezas naturais invejáveis e um valioso patrimônio histórico material e imaterial.
E Porto Velho, por sua história gigante e destacada atuação na área cultural e artística, e assim como Guajará-Mirim, mantém traços essencialmente próprios do nosso povo, com ambos mantendo suas raízes históricas.
Detalhes
Ainda não foram divulgados detalhes sobre quais projetos serão desenvolvidos em conjunto pelas cidades. Mas, em breve devem ser anunciadas novidades sobre as iniciativas culturais que serão realizadas em Porto Velho e Guajará-Mirim.
Pérola do Mamoré
Por fim, Ricardinho assumiu a pasta da cultura na Pérola do Mamoré há bem pouco tempo e entre seus objetivos de trabalho está a plena recuperação das ações culturais no município, como o retorno para muito em breve do festival dos bois, conhecido como Duelo da Fronteira.
*Foto: Reprodução/Flickr (Rocco V. – flickr.com/photos/61378876@N04/6660077843)