Aumento de casos de câncer de mama, segundo pesquisa, haverá mais de 35 milhões de mulheres com a doença, em comparação com os casos estimados em 2022
Um recente estudo da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela estimativas sobre a carga global de câncer. Sendo assim, mais de 35 milhões de novos casos devem aparecer até 2050. Isso representa um aumento de 77% em comparação com os 20 milhões estimados há dois anos.
Portanto, campanhas de conscientização são cruciais para o diagnóstico precoce para que ocorra o devido tratamento o quanto antes. Segundo a enfermeira do SUS, Nathalia Belletato, é preciso que cada vez mais mulheres saibam o que é a doença, como fazer uma mamografia nas redes municipais de saúde, e como é o tratamento em caso de confirmação da doença.
Aumento de casos de câncer de mama
Por outro lado, o aumento de casos de câncer de mama, segundo uma pesquisa da OMS, realizada em 115 países, revela que não há financiamento adequado no que diz respeito aos serviços prioritários de câncer de mama, assim como os cuidados paliativos como parte da cobertura universal de saúde.
O estudo destaca também que nos países com IDH elevado, uma em cada 12 mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. Enquanto isso, uma em cada 71 morrerá em decorrência da doença.
Programas de auxílio
Sendo assim, profissionais da área têm desenvolvido programas para auxiliar e apoiar mulheres que recebem o diagnóstico da doença. É o caso da iniciativa, desenvolvida por Maria Cristina, médica oncologista e especialista no cuidado da mulher em Curitiba (Paraná). Nesta quarta-feira (17), ela estará à frente do evento “Nós por elas”. O projeto tem apoio do Instituto de Educação e Inovação em Saúde (INTES), e tem por objetivo apoiar e orientar as mulheres acometidas pelo câncer de mama.
O encontro de amanhã acontece pouco mais de um ano depois do primeiro, realizado em 18 de março de 2023. O evento desta quarta irá abordar temas relacionados ao cuidado da mulher, com destaque para a importância da saúde feminina desde o diagnóstico até o pós-tratamento do câncer. Além disso, o projeto ganhou mais notoriedade ao ser incorporado à Aliança Internacional de Redução de Agravos em Saúde (AIRAS), programa de educação e conscientização aos profissionais da saúde, educadores e população em geral, nos conceitos de risco e redução de danos à saúde.
Vozes das Rosas
Ainda dentro do programa ‘Nós por Elas’, destaca-se o projeto ‘Vozes das Rosas’, que promove encontros temáticos para rodas de conversa, com a inclusão da voz das pacientes e pessoas ativas em redes sociais, visando compartilhar e multiplicar informações. A segunda etapa do programa ocorre no dia seguinte, 18 de abril.
Debates
Maria Cristina falará sobre temas associados a tumores femininos, bem como opções de tratamento. Haverá também a participação de outros especialistas, das áreas de: endocrinologia oncológica, psiquiatria, e ginecologia, com enfoque em sexologia humana.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-cancer-de-alto-angulo-com-fita_5482003.htm#fromView=search&page=1&position=17&uuid=f7a21f6a-5032-48d1-b46a-0971c3b9a86e