Festival Paralímpico 2022 ocorreu no último sábado, em Porto Velho
No último sábado, Rondônia recebeu sediou o Festival Paralímpico 2022, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, em Porto Velho. O Festival é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, com apoio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, órgão responsável por sediar o evento no Estado. Nesta quarta edição, 150 pessoas, entre crianças com e sem deficiências, se fizeram presentes no evento de esporte que contou com atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas.
Vale lembrar que em agosto deste ano, Rondônia conquistou 68 medalhas nas Paralimpíadas Escolares.
Festival Paralímpico 2022
Além disso, a iniciativa visou celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorados no mês de setembro. E ainda promover a prática esportiva para essas crianças, na faixa etária de oito a dezessete anos. Já o objetivo do evento é o de conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Modalidades esportivas
Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar três modalidades esportivas, como: Atletismo, Parabadminton e Parataekwondo, este último estreou recentemente nas Paralímpiadas de Tóquio.
Segundo o organizador em Rondônia, Ascânio Marcos, o Festival que ocorre anualmente contou com a presença de estudantes da capital e de outras localidades do Estado, como Ariquemes, Baixo Madeira e Jaci-Paraná.
“Nós estamos na quarta edição e o objetivo é fomentar e divulgar o máximo possível o Festival para toda a população, a fim de que entenda, que uma criança com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, mesmo com suas limitações, é capaz de se destacar e conquistar vitórias no esporte.”
Investimentos socioeducacionais
Por fim, o Estado de Rondônia tem investido em políticas socioeducacionais desde 2019. E é justamente o que ocorre com o alto número de estudantes-atletas campeões em modalidades paralímpicas. Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini, estes investimentos são essenciais à elevação do índice educacional em Rondônia, além de que a cada evento deste, incentivar a promoção e participação dos alunos.
*Foto: Reprodução