Feiras livres de Rondônia teve ainda celebração do Dia do Feirante na última sexta-feira (25)
Na última sexta-feira, dia 25 de agosto, foi comemorado no Brasil o Dia do Feirante. Com isso, vale destacar que as feiras livres são parte integrante da cultura e economia de Rondônia. E proporciona não apenas produtos frescos e de qualidade, mas também um espaço de convivência e troca de experiências entre produtores rurais e consumidores. Com o propósito de valorizar ainda mais esse intercâmbio, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, promovem todo final de mês: a Exposição da Agroindústria Familiar com produtores rurais e microempreendedores do Estado no estacionamento Pirarucu, do Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho, apresentando a importância desse setor.
Feiras livres de Rondônia
O governador Marcos Rocha comentou ainda sobre a atividade das feiras livres de Rondônia, que é essencial para garantir a segurança alimentar da população, pois são eles que trazem para as feiras os produtos frescos diretamente do campo, sem intermediários. Isso garante não apenas a qualidade dos alimentos, mas também colabora para a valorização dos pequenos produtores rurais, ressaltou:
“Além de promover o desenvolvimento da agricultura familiar, as feiras livres também se destacam como um importante canal de comercialização, permitindo que os produtores vendam seus produtos de forma direta, sem depender de intermediários. Dessa forma, os agricultores conseguem obter um retorno mais justo pelo seu trabalho, aumentando assim, sua renda e melhorando suas condições de vida.”
Participação na exposição
Segundo o produtor de queijo Nevaldir Klein, mais conhecido como Gauchinho do Paiol, que mora na zona Rural de Candeias do Jamari, participar da exposição no Palácio Rio Madeira é uma excelente oportunidade de estar em contato com pessoas que possam divulgar a sua agroindústria vencedora do concurso Conqueijo, realizado na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em que ficou em 1º lugar na categoria Provolone; 2º lugar na categoria Mussarela; e 3º lugar na categoria Cabacinha. Sobre isso, Nevaldir acrescentou:
“É um orgulho fazer parte dos feirantes, pois nas feiras eu faço novos clientes e graças às iniciativas do Governo do Estado, quero ampliar ainda mais a minha agroindústria de queijos, para poder aumentar a venda dos meus produtos direto da roça, estou muito feliz.”
Acesso a alimentos frescos e de qualidade
Além disso, as feiras livres se configuram como excelentes oportunidades aos consumidores terem acesso a alimentos frescos e de qualidade, a preços mais acessíveis. Isso porque ao comprar diretamente do produtor rural, o consumidor tem a garantia de adquirir um produto saudável e seguro, além de poder conhecer a origem e a forma de produção dos alimentos.
Reconhecimento aos feirantes
Por fim, conforme o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o Governo reconhece e valoriza o trabalho realizado pelos feirantes, os quais são verdadeiros empreendedores, enfrentando desafios diários para levar os melhores produtos até nós consumidores. Portanto, é essencial apoiar e fortalecer o desenvolvimento das feiras livres em Rondônia, promovendo assim, a geração de renda no campo, a segurança alimentar da população e a valorização da agricultura familiar.
“Neste Dia do Feirante, toda equipe da Seagri parabeniza os feirantes do Estado, destacando seu papel fundamental na economia e na cultura da região. E reafirma seu compromisso em promover políticas públicas, que fortaleçam a atividade feirante e contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado.”
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/homem-escolher-vegetal-de-vegetal-tenda-em-supermercado_5028399