Banda do Vai Quem Quer celebra mais de 40 anos de bloco de Carnaval, que será contada por meio de acervos fotográfico, jornalístico e histórico, em Porto Velho
Com o Carnaval que tomou conta das ruas da capital de Rondônia, a população também pode conferir de perto a trajetória da Banda do Vai Quem Quer por meio de uma exposição na Casa da Cultura Ivan Marrocos, intitulada “O Maior Bloco Carnavalesco da Amazônia”. A mostra de cultura artística do bloco carnavalesco fica em cartaz até dia 28 de fevereiro.
Banda do Vai Quem Quer
A mostra da Banda do Vai Quem Quer, na Casa da Cultura, situada na avenida Carlos Gomes, bairro Caiari, na área central da capital, fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 14h.
Patrimônio histórico
A Banda é patrimônio histórico, cultural e imaterial do estado de Rondônia e sai às ruas de Porto Velho no sábado de Carnaval há mais de 40 anos.
A exposição conta com mais de 24 fotos históricas das várias edições da banda, abadás tradicionais do evento, além de 20 artigos jornalísticos da imprensa rondoniense que noticiaram o evento desde a década de 1990.
Também está exposto um boneco do presidente fundador do bloco carnavalesco, Manoel Mendonça, conhecido como “Manelão”.
Como foi o desfile deste ano
A saudade do Carnaval era tanta que nem a forte chuva do último sábado (18) foi suficiente para afastar os foliões das ruas da capital de Rondônia. E o motivo para encarar a água foi especial: esse foi o retorno da Banda do Vai Quem Quer. O maior bloco de Rondônia não desfilava havia dois anos, por conta da pandemia de covid-19.
A concentração para a Banda no sábado começou a partir das 15h na Praça das Três Caixas D’água, e por volta de 18h foi dado início ao percurso.
*Foto: Reprodução/Pixabay (Moondance)