Auditoria Eletrônica é uma sistema de controle interno, que também vai abranger implementação em outros estados brasileiros
Rondônia está prestes a dar um importante passo em direção à modernização e transparência de seus processos de controle interno. Isso porque o Governo do Estado marcou presença, por meio da Controladoria Geral do Estado – CGE, na 46ª reunião de Controle Interno – Conaci em São Luís (MA). Durante o evento, o Estado foi escolhido como um dos primeiros a receber o inovador sistema E-Aud, uma solução de tecnologia, desenvolvida com o objetivo de aprimorar a gestão pública e fortalecer os mecanismos de fiscalização e controle.
Sistema E-Aud – Auditoria Eletrônica
O sistema E-Aud, abreviação de “Auditoria Eletrônica”, foi desnevolvido com base nas melhores práticas de controle interno. O intuito é otimizar a eficiência e eficácia dos processos de auditoria e fiscalização governamental. Além disso, a partir desta ferramenta, Rondônia busca fortalecer os instrumentos de governança, ampliar a transparência na gestão pública e combater a corrupção.
Marco importante no Estado
De acordo com o governador Marcos Rocha, a chegada do sistema de Controle Interno E-Aud, representa um marco importante para o Estado e ao Brasil, como um todo.
“Com essa tecnologia, Rondônia fortalece seus mecanismos de controle, avança na modernização da gestão pública e dá mais um passo rumo à uma administração transparente, eficiente e comprometida com o interesse público.”
Vantagens do Sistema
Contudo, uma das principais vantagens do sistema E-Aud é a automatização de diversas fases do processo de auditoria interna, que anteriormente eram feitas manualmente. Com o uso dessa tecnologia, será possível padronizar os procedimentos de auditoria, bem como garantir maior eficiência, eficácia e efetividade em aspectos inerentes ao controle.
Tecnologias modernas
Já para o diretor executivo da CGE/RO, Alan Negri, a Controladoria Geral do Estado de Rondônia, como órgão responsável por supervisionar e auditar as atividades governamentais; reconhece a importância em adotar tecnologias modernas.
“Essa ferramenta eletrônica automatiza as auditorias, processando volumes de dados de forma precisa e rápida, identificando irregularidades e contribuindo para a otimização dos processos de gestão. Além disso, o E-Aud reduz custos e agiliza as auditorias, eliminando análises manuais e permitindo o compartilhamento seguro de informações entre os setores da administração pública.”
Eficiência e transparência
A implementação do sistema de Controle Interno E-Aud, por meio da Controladoria Geral do Estado de Rondônia faz parte de um esforço mais amplo do Estado em modernizar a administração pública, além de promover uma gestão mais eficiente e transparente. Esta iniciativa demonstra o compromisso e a responsabilidade, com a adoção de soluções tecnológicas inovadoras que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Austin Distel – unsplash.com/pt-br/fotografias/744oGeqpxPQ)