Construção de Linha de transmissão Abunã-Rio Branco vai gerar mais de 800 empregos diretos
Na manhã de quinta-feira (20), ocorreu uma reunião na sede da Prefeitura de Porto Velho. O moto do encontro foi para anunciar para o mês de novembro o começo da obra de construção da linha de transmissão de 230 kv, que liga a subestação de energia do distrito de Abunã à subestação de Rio Branco (AC). Devem ser investidos aproximadamente R$ 500 milhões no empreendimento.
Construção de Linha de transmissão Abunã-Rio Branco
Estiveram presentes no encontro de anúncio da Linha de transmissão Abunã-Rio Branco, o prefeito Hildon Chaves; Fabricio Jurado, secretário Geral de Governo da Prefeitura; Devanildo Santana, subsecretário de Política Intersetorial da Secretaria Geral de Governo (SGG); Luiz Carlos Piassi, relações institucionais da presidência da EDP Energias do Brasil S.A – grupo que ganhou direito de construir e operar a linha de transmissão; e Eduardo Santarelli, gestor executivo de Meio Ambiente da EDP.
Para o prefeito Hildon Chaves, o empreendimento movimentará a economia local:
“É uma obra que não deixa dúvidas de que vai movimentar tanto a economia dos dois estados, quanto a geração de empregos. Serão 298 quilômetros de extensão, que pode gerar cerca de 800 empregos durante o trajeto, num grande investimento de mais de R$ 500 milhões.”
Como será a obra
Por fim, os empreendimentos, com prazo de conclusão entre 36 e 60 meses, beneficiarão os estados de Rondônia e Acre, assim como também Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Todavia, vale lembrar que o lote 01 da linha de transmissão contempla Abunã a Rio Branco e foi arrematado pela EDP Energias do Brasil S.A no leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2021.
*Foto: Reprodução