Tênis de mesa em Porto Velho prevê a participação de 70 a 100 atletas, além de contar com capacitação de árbitros no esporte
No próximo dia 2 de abril, haverá mais uma boa competição para o esporte rondoniense neste ano. Sendo assim, a cidade de Porto Velho vive a expectativa para a disputa do torneio estadual de tênis de mesa, organizado pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa (FRTM). O torneio ocorre no salão de eventos do clube Ypiranga, localizado na avenida Anysio da Rocha Compasso, nº 5917 – bairro Aponiã, em dois horários: das 8h às 12h e depois entre 14h às 20h (horário de Rondônia).
Tênis de mesa em Porto Velho
Para participar do evento de tênis de mesa em Porto Velho era preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 40. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (24). Já a premiação será por meio de medalhas e pontuação para futuras competições nacionais. De acordo com a organização, está prevista a participação de 70 a 100 atletas. Além disso, o evento de contar com a realização do curso de arbitragem do esporte em Rondônia.
TMB Challenger Plus
Segundo o presidente da federação, Jesse Tagino, os atletas estão ansiosos para a competição. Isso depois de uma boa disputa ocorrida recentemente no TMB Challenger Plus em Manaus.
“A expectativa é excelente, tendo em vista que fizemos uma boa competição neste ano em Manaus , e todos se saíram muito bem. Então todos estão muito ansiosos e animados para esse estadual. Junto com este evento, também realizaremos o curso de arbitragem, que terá um formador da conferência e teremos a capacitação de árbitros para atuarem no tênis de mesa daqui de Rondônia.”
Vale destacar que ainda neste ano, será disputado o TMB Challenge Plus em Porto Velho com nova data, que agora será entre 26 a 28 de maio, e há as competições estaduais em Ariquemes, Ji-Paraná e novamente em Porto Velho durante o calendário rondoniense.
Incentivo ao esporte
Contudo, o Torneio Nacional de Tênis de Mesa vem dando destaque ao adolescente José Neto, de apenas 13 anos. No caso, ele foi um dos selecionados para o programa de desenvolvimento de talentos olímpico e paraolímpico, Diamantes do Futuro, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM.
O jovem vem recebendo incentivos do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, para participar destas disputas pelo país.
Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o esporte serve de inspiração para que surjam grandes campeões, e que o poder executivo vai continuar atuando para investir nos atletas rondonienses.
“É mais um atleta que tem surgido como destaque para o nosso Estado. Em breve, com o trabalho que está sendo realizado, quem sabe poderemos ter um representante de Rondônia nos jogos olímpicos.”
Escolha dos atletas
O presidente da FRTM explicou que de Rondônia foram escolhidos três atletas durante a edição do TMB Challenge Plus em 2022.
“José Neto foi um dos atletas olímpicos escolhidos e a partir daí, começou a passar por etapas de treinamentos, tendo que ir em certos períodos para São Paulo. Como faz parte do circuito olímpico, portanto, o atleta está sendo preparado para disputar uma olimpíada daqui a um tempo.”
Jessé Tagino disse ainda que a ideia é fazer a preparação dos atletas desde cedo, “para que tenha grandes performances durante as competições que participar e lá na frente, continue representando seu Estado com brilho”, ressaltou.
Prioridades do governo estadual
Por fim, o secretário da Sejucel, Júnior Lopes, ressaltou que o incentivo ao esporte e cultura tem sido uma das prioridades do Governo de Rondônia, e o Estado tem sido representado em várias modalidades esportivas. Ele reforça que o tênis de mesa também é uma importante modalidade em que há atletas com chances de serem campeões olímpicos.
“Temos grandes potenciais nesta modalidade e é gratificante ver nosso Estado sendo representado em competições nacionais de tênis de mesa. José Neto é um grande destaque nosso e assim como ele, outros atletas surgirão para brilhar, representar Rondônia e trazer grandes conquistas.”
*Foto: Reprodução/Unsplash (Lisa Keffer)