Programa Centelha destaca também o apoio do governo estadual ao empreendedorismo
O Programa Nacional Centelha concluiu os trabalhos de seleção dos 21 projetos contemplados. Agora, nesta terça-feira (28), a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) irá realizar a cerimônia solene de assinatura de termo de outorga com a presença dos empreendedores.
Programa Centelha
Em sua primeira edição em Rondônia, o Programa Centelha teve 836 empreendedores cadastrados com 247 ideias inovadoras, submetidas para investimentos em negócios inovadores, ligados à tecnologia, atingindo 19 municípios do Estado e credenciando a Fapero como executora junto à Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.
Além disso, o programa tem o objetivo de capacitar novos empreendedores e colaborar para a criação de novas empresas. Sendo assim, o projeto concede recursos não reembolsáveis para geração de empresas de base tecnológica, que incorporem novas tecnologias aos setores estratégicos e das potencialidades de Rondônia.
Lançamento do programa
Desde dezembro de 2021, quando o programa foi lançado em Rondônia, o governador Marcos Rocha destacou a importância da adesão ao Centelha e reforçou o fomento à pesquisa e à inovação tecnológica do Estado.
“Nós temos o sonho de fazer o desenvolvimento do País e agradecemos ao Governo Federal por gerar essa oportunidade para a nossa população. Podem contar com o Governo de Rondônia para ajudar neste fortalecimento. É importante oferecer oportunidade para nossa gente, pois, por meio desta ferramenta, são gerados empregos e desenvolvimento.”
Recursos para viabilizar negócios
Com o propósito de estimular a cultura empreendedora e de inovação em Rondônia, o Governo Estadual aderiu ao Programa Centelha, executado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e operacionalizado pela Fapero. Portanto, ao oferecer recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis, o programa incentiva o empreendedorismo inovador, buscando transformar ideias em negócios de base tecnológica.
Empreendedorismo
Segundo o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad:
“Estamos falando de empreendedorismo inovador, fundamental para fazer Rondônia desenvolver produtos, processos e serviços com muito valor agregado. O Centelha e o Tecnova, outro programa descentralizado de subvenção, mas para empreendimentos mais robustos, que será lançado ainda em 2023, irão somar esforços para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado.”
Por fim, a Fapero completará 12 anos em julho de 2023 e tem se consolidado no fomento à pesquisa, ao desenvolvimento das ações científicas e especialmente à inovação em Rondônia, como por exemplo, o Programa Centelha.
*Foto: Reprodução/Unsplash (David Schwarzenberg)