Pontos turísticos de Porto Velho integrarão capa da edição de janeiro de 2023 da revista “Qual Viagem”
Em janeiro de 2023, a revista “Qual Viagem” trará em sua capa as belezas da capital de Rondônia. A publicação é famosa por mostrar ao turista o que cada local tem de melhor.
Pontos turísticos de Porto Velho
Entre os pontos turísticos de Porto Velho que entrarão na revista, estão: balé dos botos no pôr do sol do rio Madeira, o Museu Internacional do Presépio e a casa-avião. Para produzir a matéria, dois jornalistas viajaram durante cinco dias para conhecer alguns dos pontos de turismo da região e serão os personagens da revista.
Para Claudio Oliva, editor da “Qual Viagem”, a capital rondoniense foi escolhida para revelar que na região existem diversos pontos turísticos que vão além da pesca-esportiva, que é o carro-chefe do turismo local.
“Escolhemos Rondônia para ser pauta justamente para mostrar que de um antigo território têm essas maravilhas da natureza do ecoturismo super desenvolvido, uma história latente da formação do próprio país, e desmistificar que Rondônia esteve no 3º, 4º plano, aqui tem que ser no 1º plano. O Brasil precisa mudar esse conceito e mostrar a interiorização do turismo. Essa é a proposta da matéria.”
Registros fotográficos
Já os registros fotográficos ficaram a cargos das lentes do fotógrafo Marcio Auriema Turco. Ele declarou ao portal G1 que foi atrás da câmera que conseguiu captar o melhor de Porto Velho.
“São fotos retratando pessoas sorridentes. Ninguém faz uma foto de algo que quer esquecer. As fotos são nossa defesa com o passar do tempo. E se as fotos têm algo a dizer para as próximas gerações de rondonienses é: ‘eu estava lá, eu era jovem e feliz e alguém se preocupou bastante comigo para fazer as minhas fotos e a fotos da minha cidade’.”
Versão impressa
Por outro lado, quem gosta de conferir a versão impressa da revista, poderá conferir as lindas imagens a partir janeiro. Entretanto, nos dias em que os profissionais estiveram em Porto Velho foram criados conteúdos para abastecer a plataforma digital e também os perfis oficiais da revista nas redes sociais.
Semdestur
Além disso, durante a estadia dos jornalistas em Porto Velho, a diretora da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) conta que vários pontos turísticos foram apresentados. O objetivo é mostrar a diversidade desses lugares que já recebem pessoas de várias localidades do Brasil.
“Tivemos acompanhando eles em várias ofertas distintas tendo no itinerário a Agrovila Rio Verde, o pôr do sol no rio Madeira, pesca-esportiva em Jaci Paraná, além do circuito das artes apresentando do Museu do Presépio. A gente vê um impacto muito grande dos jornalistas com o conteúdo histórico e eles têm se surpreendido.”
Itinerário visitado
No itinerário apresentado pela Semdestur, os jornalistas visitaram:
- Circuito ecológico – day use na Agrovila Rio Verde;
- Circuito de pesca esportiva em Jaci-Paraná;
- Circuito das artes – Museu Internacional do Presépio;
- Circuito histórico cultural – rotas culturais, Ferroviária e Arigós;
- Circuito rural – Café Quixadá;
- Circuito fora de rota – Casa Avião.
Feira em Pernambuco
Glayce Bezerra, titular da Semdestur, revela que o convite para a vinda dos jornalistas ocorreu durante uma feira em Pernambuco.
“Costumo falar que o nosso lema é: não levar Porto Velho para o mundo, mas sim trazer o mundo para Porto Velho, e foi no encontro da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) que tivemos a chance de levar o nosso trabalho e mostrar um pouco mais do que temos aqui para todo o Brasil.”
Por fim, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves celebrou a matéria jornalística e disse:
“O turismo é a quarta maior industria do mundo, tanto na geração de riquezas como na de emprego. O turismo está no foco da nossa gestão e temos a honra de receber esses profissionais da revista Qual Viagem, que é a revista de maior prestígio no setor.”
*Foto: Reprodução