Turismo de base comunitária em Rondônia tem projeto de autoria da deputada Ieda Chaves.
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 394/2024, que institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no estado. A votação ocorreu na última sessão extraordinária da Casa.
Turismo de base comunitária em Rondônia
O projeto turismo de base comunitária em Rondônia é de autoria da deputada Ieda Chaves (União Brasil), que visa promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a inclusão social, a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais por meio do turismo responsável e participativo.
Segundo a proposta, este tipo de turismo é um modelo de gestão de visitação, administrado pelas comunidades tradicionais locais, que gera benefícios coletivos e promove a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, e também permite o uso sustentável dos recursos naturais para fins recreativos e educativos.
Incentivo para a comunidade
Além disso, o projeto pretende incentivar esse tipo de turismo, através da promoção de empreendimentos econômicos solidários geridos por grupos familiares e comunitários, do planejamento participativo, do manejo sustentável dos recursos naturais e da valorização cultural, possibilitando melhores condições de vida.
Depois da aprovação, o projeto seguiu para a sanção do governo.
Os interessados em obter mais informações sobre os projetos e as votações, basta acessar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) e no site oficial da Alero.
Vale lembrar que as sessões da Assembleia Legislativa podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais da TV Assembleia (7.2) e YouTube.
Fonte: Foto de Z3TasWZAm6z4QY2)gVPlJgT%