Serviços públicos digitais em Rondônia foram reconhecidos durante a quinta edição do Índice Abep-TIC
A tecnologia veio para ficar no Brasil, aliada à transformação digital. E, recentemente, Rondônia saltou para o quarto lugar entre os estados que mais ofertam serviços públicos digitais. A notícia foi divulgada durante a quinta edição do Índice Abep-TIC, elaborado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Neste caso, o estado subiu da 17ª para a 14ª posição geral, com uma pontuação de 111,74. Classificado como desempenho muito bom, Rondônia comprovou um crescimento expressivo em comparação ao ano anterior. E tudo isso prova seu engajamento com a modernização e eficiência na prestação de serviços aos cidadãos.
Serviços públicos digitais em Rondônia
O Índice Abep-TIC é uma referência para avaliação da oferta de serviços nas 27 unidades federativas do Brasil, e que oferece um cenário detalhado da evolução de cada estado com base em dados históricos. Sendo assim, este acréscimo reflete o empenho na oferta de serviços públicos digitais em Rondônia.
Vale destacar que os critérios de avaliação do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD 2024) incluem cinco dimensões:
- Dimensão I engloba as capacidades para oferta digital, como acesso, identificação, ouvidoria, assinaturas e governo digital;
- Dimensão II avalia a oferta de 15 serviços digitais, incluindo áreas como direitos, documentos, saúde, educação e segurança;
- Dimensão III foca nas normas de modernização;
- Dimensão IV considera a exclusividade, com a aplicação de linguagem simples nos portais de serviços; e
- Dimensão V, que analisa a inovação através de novos indicadores integrados.
Classificação 2024
Por sua vez, a classificação geral na edição 2024 foi baseada nas pontuações das Dimensões I, II e III, que colocam Rondônia na 14ª posição com um desempenho muito bom, o que reflete a evolução do estado, que subiu oito posições desde a edição de 2021.
A atual gestão do governo coloca Rondônia como um dos estados em transformação digital no Brasil. Sendo assim, a tecnologia é essencial para o desenvolvimento de serviços públicos mais eficientes e, consequentemente, foi preciso investir em mais tecnologia para agilizar a prestação dos serviços aos cidadãos.
Modernização
Além disso, o governo de Rondônia, através da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação, tem concretizado diversas iniciativas para modernizar a administração pública. Em junho deste ano, foi publicado um decreto que dispõe sobre o Governo Digital Estadual, alinhado à Lei Federal nº 14.129 de 2021, que determina diretrizes à modernização e eficiência dos serviços públicos.
Por fim, o Decreto n° 29.168, de 10 de junho de 2024 define conceitos e diretrizes para Estratégia de Governo Digital Estadual, como a criação de um canal único de acesso aos serviços públicos, fortalecimento da transparência das informações e definição de direitos e responsabilidades dos usuários e do estado. Tais ações evidenciam o trabalho do estado em liderar o caminho para uma gestão pública cada vez mais digital e eficiente.
Fonte: Foto de freepik na Freepik