Saúde mental e bucal de gestantes em RO busca fortalecer o suporte integral às mulheres, garantindo acompanhamento especializado em momentos importantes da maternidade; legislação determina prioridade no atendimento
Com o propósito de promover mais saúde e bem-estar às gestantes no período pré e pós-natal, o governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) na quarta-feira (8), a Lei nº 5.949, que estipula o direito à assistência psicológica, psiquiátrica e odontológica na Rede Pública Estadual de Saúde. A iniciativa fornece o suporte integral às mulheres, garantindo acompanhamento especializado em momentos importantes da maternidade.
Saúde mental e bucal de gestantes em RO
A Lei sobre saúde mental e bucal de gestantes em RO determina prioridade no atendimento, respeitando critérios de urgência e outras prioridades previstas. Além disso, o governo estadual deve divulgar a medida através de canais oficiais e meios de comunicação, com o intuito de garantir que todas as beneficiárias tenham acesso às informações necessárias.
Saúde das mulheres em Rondônia
De acordo com Sérgio Gonçalves, vice-governador em exercício, a regulamentação é essencial para a saúde das mulheres no estado. Trata-se de um importante passo na construção de uma política pública que acolhe e protege as mulheres em um momento tão especial e, ao mesmo tempo, desafiador. Portanto, garantir assistência psicológica, psiquiátrica e odontológica reflete o cuidado da saúde integral das mães e gestantes, promovendo qualidade de vida para elas e suas famílias.
Rede de saúde mais humanizada
Por fim, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, a importância da medida resulta em oferecer uma rede de saúde mais humanizada. E isso inclui a saúde mental e bucal para que as mães tenham mais segurança e tranquilidade durante a gestação e o pós-parto.
Fonte: Foto de senivpetro na Freepik