Rondônia Rural Show refletiu em uma pesquisa da Ouvidoria-Geral do Estado que chegou a um impacto positivo do evento
Hoje, a Rondônia Rural Show Internacional é considerada a maior feira do agronegócio da região Norte do Brasil. Neste ano, ela voltou a ser realizada. Sendo assim, houve uma movimentação do setor do agronegócio do Estado. E ainda bateu o recorde e atingiu R$ 2,8 bilhões em negócios durante os seis dias de evento, que ocorreu entre 23 e 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
Rondônia Rural Show – pesquisa da Ouvidoria-Geral do Estado
Além disso, durante a feira, foi realizada uma pesquisa de satisfação por meio da Ouvidoria-Geral do Estado – OGE, em que os visitantes puderam contribuir com reclamações e sugestões. O objetivo é identificar pontos que possam melhores nas edições seguintes.
Projeto “Ouvidoria Itinerante”
Por outro lado, a OGE elaborou o Projeto “Ouvidoria Itinerante”. O intuito é permitir que gestores tenham uma ampla visão dos pontos a ser melhorados, assim como também ofertar aos participantes e expositores uma ferramenta de participação nas decisões da administração pública.
Etelvina Rocha, ouvidora-geral do Estado, revela que a pesquisa foi importante para mensurar as expectativas dos visitantes e expositores que estiveram presentes no evento.
“A participação da OGE na Rondônia Rural Show foi relevante para o evento, pois coletamos todos os feedbacks informados pelos participantes, para que possamos auxiliar no desenvolvimento da próxima edição, em busca de melhores resultados.”
Público-alvo da Rondônia Rural Show
Participaram da pesquisa de satisfação: empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, além de órgãos governamentais presentes na feira. Todavia, os expositores também expressaram seu direito de opinião por meio dos serviços da OGE. E isso sendo reclamação, elogio, denúncia, sugestão e solicitação de informação.
Expositores
A pesquisa de satisfação também abrangeu os expositores que estiveram presentes durante todos os dias da 9ª edição da feira. E o resultado foi o seguinte:
- A maioria dos entrevistados estava participando da feira internacional pela primeira vez, com 53,4%;
- Sobre o principal objetivo da empresa ao participar da feira, 29,2% buscaram realizar negociações; 26,1% estavam divulgando suas marcas; 21,3% estavam buscando captar novos clientes e 23,5% estavam fazendo vendas;
- Com relação a realização da 9ª Rondônia Rural Show, 83,4% consideraram boa a iniciativa do evento; 14,7% consideraram regular e 1,9% avaliaram como ruim;
- Questionados se recomendariam a Rondônia Rural Show a um empresário participar, 97,6% disseram que sim, enquanto que 2,4% não indicariam;
- No que diz respeito à organização da Rondônia Rural Show, 83% consideraram boa; 15% acharam regular e 2% consideraram ruim;
- Já com relação as expectativas sobre a feira internacional, 92,2% disseram que foram atendidas e 7,8% disseram que não tiveram expectativas;
- Perguntados se retornariam a uma próxima edição da Rondônia Rural Show, 97,6% responderam sim, enquanto que 2,4% disseram que não.
Resultados
Foram 4.002 entrevistados, que registraram seus índices de satisfação. Eles também deixaram sugestões de melhoria para as próximas edições. Segundo a pesquisa, três estados atingiram maior participação. São eles:
- Rondônia com 2.972 entrevistados;
- Mato Grosso com 360;
- e Acre com 172.
Em relação à satisfação do público presente:
- 68% consideraram a feira como boa;
- 21% regula;
- e 11% ruim.
A maioria do público entrevistado foi o masculino, com 59,4% e o feminino, com 40,6%.
Por fim, os municípios de Rondônia com maior número de participantes na feira foram:
- Ji-Paraná, 1.174;
- Porto Velho, 381;
- e Jaru, com 274.
*Foto: Reprodução/Daiane Mendonça