No Rõkrã, jogo coletivo indígena cada participante usa uma espécie de bastão, chamado borduna; já o objetivo é rebater uma pequena bola produzida de coco, especialmente preparada para a modalidade
O Rõkrã é um jogo coletivo indígena tradicionalmente praticado pela etnia Kayapó, do estado do Pará. O esporte possui semelhanças ao hockey sobre grama. Além disso, é jogado em um campo de tamanho semelhante ao do futebol. Porém, varia no número de atletas, que são divididos em dois times com, geralmente, cerca de dez ou mais jogadores de cada lado.
Rõkrã – como funciona o jogo coletivo indígena
O jogo de Rõkrã faz com que cada participante utilize uma espécie de bastão, chamado borduna, cujo objetivo é rebater uma bola produzida de coco, especialmente preparada para a modalidade. Em seguida, os jogadores de cada time se posicionam em fila de dupla indiana de frente para o seu adversário, colocando o bastão ao chão. Já a bola é colocada no centro para que uma das equipes escolhidas dê a primeira rebatida para o time oponente, iniciando o jogo.
Lacrosse – um dos esportes mais populares no Canadá e também jogado por indígenas
Por fim, os atletas saem lateralmente de suas posições para defender, rebater para o campo oposto ou mesmo para o companheiro de frente e, assim, sucessivamente, até ultrapassar a linha de fundo, marcando o ponto. Além disso, o jogo é bastante parecido com um dos esportes mais populares no Canadá, o Lacrosse, que também é considerado de origem indígena naquele país.
*Foto: Reprodução