Apesar das relações diplomáticas entre Israel e Turquia, a segunda nação afirma que “não abandonará a causa palestina”
Na quarta-feira (17), Israel anunciou a restauração completa das relações diplomáticas com a Turquia e o retorno dos embaixadores nos dois países. No entanto, apesar da reaproximação entre os dois países, a Turquia diz que “não abandonará a causa palestina”.
Relações diplomáticas entre Israel e Turquia
De acordo com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, “não vamos abandonar a causa palestina”. Ele declarou isso em entrevista coletiva ao mundo após o anúncio de Israel sobre o pleno restabelecimento das relações diplomáticas com Ancara.
Além disso, depois de anos de relações estremecidas entre as nações do Mediterrâneo, o primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, confirmou a determinação de seu governo.
“Foi decidido elevar mais uma vez o nível das relações entre os dois países para o de plenas relações diplomáticas e devolver embaixadores e cônsules gerais dos dois países.”
Ele também saudou o avanço diplomático como um “ativo importante para a estabilidade regional e uma notícia econômica muito importante para os cidadãos de Israel”.
Por outro lado, o governo israelense não detalhou imediatamente quando seu embaixador seria enviado para Ancara.
Histórico de relações tensas
O anúncio vem após meses de esforços bilaterais para melhorar as relações entre Israel e a Turquia. Os laços entre os dois países começaram a se desgastar em 2008, após uma operação militar israelense em Gaza. Porém, as relações ficaram congeladas após a morte de 10 civis em um ataque israelense ao navio turco Mavi Marmara, parte de uma flotilha que tentava romper um bloqueio para levar ajuda à Gaza, em 2010.
Entretanto, um acordo de reconciliação, de 2016, que incluía o retorno dos embaixadores, praticamente entrou em colapso, entre 2018 e 2019, quando mais de 200 moradores de Gaza foram mortos a tiros pelas forças israelenses em protestos na fronteira. O episódio levou à convocação dos embaixadores de volta.
Visita do presidente de Israel marca nova fase
Contudo, durante uma visita histórica do presidente israelense Isaac Herzog a Ancara, em março deste ano, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, proclamou que a reunião era “um ponto de virada nas relações”.
Na ocasião, Isaac Herzog foi recebido por seu colega turco, após 14 anos sem que um alto funcionário israelense visitasse a Turquia. O presidente turco afirmava querer abrir “um novo caminho nas relações” entre os dois países. Para isso, ocorreria cooperação energética e, em particular, um projeto de gasoduto no Mediterrâneo oriental.
O Estado judeu, por sua vez, esperava aliviar as tensões com seu grande vizinho regional.
*Foto: Reprodução