Espetáculo A Cabeça de Tereza fala sobre a resistência negra em Porto Velho, e será encenada na Casa de Cultura Ivan Marrocos
A peça de teatro A Cabeça de Tereza, escrita e interpretada por Jam Soares, será apresentada neste final de semana (17 e 18) na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho. O espetáculo, que foi beneficiado pelo edital Funarte Retomada 2023 – Teatro terá entrada gratuita. O enredo gira em torno de uma profunda reflexão sobre temas decoloniais e a resistência das lideranças negras na Amazônia. As apresentações são às 19h30. Porém, os ingressos são limitados a 60 pessoas por noite, e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes do evento ou pela plataforma Sympla.
A Cabeça de Tereza
Inspirada na líder revolucionária Tereza de Benguela e nas mulheres afroamazônidas, Jam Soares constrói a narrativa de A Cabeça de Tereza na ancestralidade, destacando a força das lideranças negras. Além disso, a dramaturgia é composta por quadros cênicos fragmentados, que introduzem pensamentos decoloniais com foco na Amazônia. A peça tem duração de 40 minutos, e é indicada para maiores de 14 anos.
Sinopse
A sinopse do espetáculo nos leva ao ano de 2035, onde Tereza Sankofa, defensora pública e ativista dos direitos humanos, se torna uma foragida do regime antidemocrático do Estado Fundador. Vale destacar que o regime impõe três fundamentos: pessoas não brancas não podem exercer funções de poder, é proibido qualquer incentivo à rebeldia contra o Estado, e lembrar que é um ato subversivo, em que tal desobediência acarreta em pena de morte por decapitação.
Sobre Jam Soares
Jam Soares é atriz e dramaturga afroamazônida, formada em teatro pela Universidade Federal de Rondônia, e é a proponente do projeto. Além de fazer parte do grupo Teatro Ruante, desde 2016, também é pesquisadora dos Teatros Negros Amazônicos, e é idealizadora da Mostra A Cena Negra Amazônica e do evento Papos do Vale.
Sobre o Funarte Retomada
Já o Funarte Retomada é um programa que beneficiou o espetáculo. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes, que apoia a criação, renovação e ampliação do acesso às artes visuais, circo, dança, música e teatro.
A Casa da Cultura Ivan Marrocos fica na avenida Carlos Gomes, na região central de Porto Velho. Para mais informações, basta acessar o Instagram oficial do espetáculo.
Fonte: Foto de wirestock na Freepik