Programação do Hospital Regional da Transamazônica, que pertence ao governo do Pará, em Altamira, contará com palestras, distribuição de folhetos, ações de sensibilização nos postos de enfermagem e apresentação folclórica
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mês de junho é dedicado à campanha de conscientização para a doação de sangue. Hoje, a OMS recomenda que o percentual de doadores em um país esteja entre 3,5% e 5%. Entretanto, estudos indicam que o Brasil conta com somente 2% de doadores.
Sendo assim, com o propósito de estimular a doação, o Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Organização Social Pró-Saúde, em Altamira, fará uma campanha para elevar o estoque de sangue desta região.
Além disso, a ideia é promover uma programação especial de conscientização, em alusão ao Junho Vermelho. O objetivo é contribuir para elevar o número de coletas no Hemonúcleo que atende os municípios do Xingu.
Programação gerenciada pela Organização Social Pró-Saúde
Sendo assim, entre os dias 22 e 24 de junho, a equipe da Agência Transfusional, da unidade gerenciada Organização Social Pró-Saúde, promoveu palestras e a entrega de folhetos informativos no ambulatório, para pacientes e acompanhantes, com orientações de como se tornar um doador de sangue. A programação ainda contou com apresentação de um grupo folclórico na área externa do hospital.
Temática junina
Pelo fato deste mês ser de festas juninas, a equipe aproveitou o momento para estar vestida a caráter e visitar os postos de enfermagem de todas as clínicas do Hospital Regional. As visitas ocorreram nos três turnos e conscientizaram os profissionais sobre a importância de salvar vidas com a doação. Além disso, o edifício do hospital ganhou uma iluminação especial em tom vermelho, para chamar a atenção dos moradores para esta pauta tão importante.
Queda no número de doações
Nesta época do ano é comum registrar a queda no número de doações de sangue. Porém, elas atingem diretamente os estoques de sangue dos hospitais. Hoje, na região da Transamazônica, somente o município de Altamira possui um núcleo ligado ao Hemopa.
Contudo, por se tratar de unidade referência em média e alta complexidades, o Hospital Regional Público da Transamazônica usa regularmente bolsas de sangue e seus componentes. Isso corresponde a utilizar 50% do estoque de sangue da região.
De acordo com a Agência Transfusional da unidade, de janeiro a maio deste ano, 652 bolsas de sangue foram utilizadas no hospital. Neste caso, a Clínica Cirúrgica e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto são os setores que mais demandam transfusões.
Fabrício Ramos, coordenador de Laboratório e da Agência Transfusional do HRPT, explica:
“Somos uma unidade referência na região do Xingu para mais de 500 mil habitantes. São pacientes que, em sua maioria, precisam de sangue à disposição. Por isso somos os maiores consumidores do estoque de sangue do Hemocentro Regional.”
Doar sangue pode salvar até quatro vidas
Especialistas afirmam que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Portanto, a doação é fundamental “para mantermos o atendimento aos nossos pacientes”, pontua o coordenador.
Critérios para doação de sangue
- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar igual o superior a 50 Kg.
Sobre a OS Pró-Saúde
Fundada em 1967, a OS Pró-Saúde é hoje uma das maiores instituições em gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do Brasil. A entidade filantrópica exerce a gestão com princípios organizacionais, governança corporativa e política de integridade. Atualmente possui como diretor-executivo o Padre Wagner Portugal.
Sua atuação se concentra em todas as regiões do país, desde grandes cidades até comunidades indígenas que ficam em áreas remotas. A entidade conta também com gestão de unidades educacionais e de projetos sociais, com foco no desenvolvimento das pessoas e na defesa da vida.
Local de doação
Hemonúcleo de Altamira
Endereço: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, S/N (Esplanada do Xingu).
De segunda a sexta, das 7h às 12h30.
Contato: (93) 98415-6282
Foto: Reprodução/Unsplash