ONG Américas Amigas realiza, em média, um diagnóstico positivo de câncer de mama a cada 145 mamografias realizadas
A ONG Américas Amigas, com 15 anos de atuação, conta com 23 mamógrafos doados para serviços de saúde públicos e filantrópicos. Tal iniciativa impacta na vida de mais de 1 milhão de mulheres que puderam realizar uma mamografia. A entidade também já realizou mais de 80 mil outros exames. Tudo isso configura mais de 35 mil horas de capacitação e treinamento para profissionais de serviços de saúde dedicados à detecção de câncer de mama.
Vale lembrar que as campanhas que alertam sobre o câncer de mama, realizadas anualmente no mês de outubro, são fundamentais também para a detecção de possíveis tumores. É o que revela a enfermeira do SUS, Nathalia Belletato.
ONG Américas Amigas
No caso da ONG Américas Amigas, as ações próprias e também em parceria com outras entidades, ao longo de todo este período em atuação já prestou atendimento gratuito direto e indireto a quase 3 milhões de pessoas em vulnerabilidade social, em 26 estados e no distrito federal.
Além disso, nos primeiros cinco meses deste ano, a ONG já promoveu acesso a rastreamento e diagnóstico de câncer de mama para moradores de favelas, áreas rurais, populações ribeirinhas e indígenas, além da população carcerária feminina da cidade de São Paulo.
Diagnóstico precoce
Quando um diagnóstico é feito precocemente, ou seja, que detecta o tumor em seu estágio inicial, as chances de cura podem atingir 95%. E assim como as sociedades médicas nacionais e internacionais, a Américas Amigas realiza o início de rastreamento de câncer de mama em pessoas a partir dos 40 anos de idade, mas também inclui as mulheres acima de 69 anos de idade.
Doações
No entanto, a entidade necessita de doações, patrocínios e apoios empresariais nacionais e internacionais, e também de pessoas físicas. Portanto, as campanhas seguem ativas durante todo o ano.
De acordo com a ONG, o número de pessoas atendidas, contando as vidas salvas, dão muito orgulho e satisfação à entidade, além de dar esperanças de seguir este trabalho, bem como sua expansão. Essa vitória se estende a parceiros, profissionais de saúde, colaboradores, voluntários, apoiadores e patrocinadores, que viabilizam as ações para prover acesso gratuito ao diagnóstico de câncer de mama para populações em vulnerabilidade social.
Além disso, no ano passado, através de seus programas, atuou em 11 estados brasileiros, levando rastreamento e diagnóstico de câncer de mama, o mais prevalente entre as mulheres em todo o mundo.
Outubro Rosa 2023
Apenas no Estado de São Paulo, a campanha Outubro Rosa 2023, atendeu 4.446 pessoas em vulnerabilidade social.
Nesse período, foram realizadas 4.839 mamografias, 433 ultrassonografias das mamas, 74 exames clínicos e emitidos 4.327 laudos médicos.
E em 2024?
Para 2024, a Américas Amigas tem como meta ampliar ainda mais suas ações de Doação de Exames e Capacitação e Treinamento para Profissionais de Serviços Públicos e Filantrópicos, além de introduzir inovações tecnológicas em seus projetos e construir e equipar uma nova unidade móvel que também atuará em todo o Brasil.
Premiação
Eleita por dois anos seguidos como uma das melhores ONGs em atuação no Brasil, a Américas Amigas está estruturada em três programas principais: doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento de profissionais de saúde e doação de exames, e também de ações de conscientização e informação sobre a doença.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-verificando-se-ha-cancer-de-mama-na-mama_10322521.htm#fromView=search&page=1&position=39&uuid=efd2ed2b-fa47-4f8f-8e99-75d51be47578