Inovação e C&T do Nordeste englobará estudos e iniciativas acadêmicas às missões da Nova Indústria Brasil; e terá apoio do Consórcio de Governadores e das instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação da região
Em breve, será criada a Rede ICT Nordeste. Trata-se de uma iniciativa da Sudene em parceira com o Consórcio Nordeste de Governadores e as instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação da região. Durante encontro com reitores dos Institutos Federais nordestinos e representantes da Andifes e da Abruem, foi discutida a elaboração do plano de trabalho.
Inovação e C&T do Nordeste
Além disso, entre os objetivos da rede de Inovação e C&T do Nordeste estão o de conectar todas as instituições de ciência, tecnologia e inovação da região. E também de alinhar estudos e iniciativas desses organismos acadêmicos às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e às cadeias produtivas nordestinas.
Segundo a Sudene, o papel das instituições é o de articular o diálogo com os demais atores políticos e institucionais presentes na região, para conseguir promover o desenvolvimento regional. Em suma, é tornar o Nordeste mais competitivo a partir das oportunidades que a neoindustrialização pode gerar.
Nova política industrial brasileira
Já os eixos da nova política industrial nacional, a configuração ocorre da seguinte forma:
- cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética;
- complexo da saúde (CEIS) resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS;
- infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva;
- e o bem-estar nas cidades.
Também integram a transformação digital da indústria:
- a expansão da produtividade, bioeconomia e descarbonização;
- transição energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras; e tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.
Acordo de cooperação técnica
Por sua vez, a Rede será constituída a partir de um acordo de cooperação técnica entre a Sudene, o Consórcio Nordeste e as universidades federais, estaduais e os institutos federais. Tal transação será capaz de consolidar a organização e atuação da rede e de formalizá-la nos próximos dias.
Todavia, haverá um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia da região, alinhadas com os propósitos da NIB. Por fim, será constituída uma agenda de pesquisas a partir das necessidades da região baseada na inovação.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/foto-da-linha-de-producao-de-automoveis-soldagem-do-corpo-do-carro-fabrica-de-montagem-de-automoveis-moderna-industria-automobilistica-trabalhador-masculino-em-um-capacete-protetor-laranja_26150159.htm#fromView=search&page=1&position=12&uuid=a1cc1f3b-3cf1-45d6-b3a7-4bfe828fff9d