Economia rondoniense pode ficar acima da média nacional, estima banco Santander; estudo confirma que PIB do estado será puxado, especialmente, pela indústria e serviços
O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia segue mostrando um bom desempenho desde o fim da pandemia. Sendo assim, a economia estadual deve crescer 3% em 2024. É o que estima o banco Santander. E caso seja confirmada a expectativa, a região registrará crescimento acima do previsto para o PIB brasileiro, de 2% neste ano, e próximo à média da região Norte (3,3%), a de maior crescimento percentual.
Economia rondoniense
Já para 2025, enquanto a economia brasileira deve aumentar em 1,8%. A alta prevista para o PIB rondoniense também é superior: 2,9% – a região Norte tende a ficar em 2,7%. Além disso, os números estão em estudo especial que apresenta estimativas do Santander por estados e regiões em relação ao período de 2022 a 2025. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021.
Nas projeções da instituição para Rondônia, o PIB dos serviços vai avançar 3% neste ano. No entanto, tal patamar é um pouco inferior à projeção para a região Norte (3,3%), mas superior ao país (2,5%). Segundo informações mais recentes do IBGE, os serviços são o segmento mais importante na economia de Rondônia, com peso de 68,5% do total.
Recorte de positividade
Segundo o levantamento do Santander, existe uma expectativa de taxas de crescimento elevadas para o setor em todos os estados da região, e Rondônia está dentro neste parâmetro, com um recorte de positividade entre o período de 2022 (4,5%) a 2025 (2,5%).
A previsão de alta da Região Norte é de 2,6%, em 2025, enquanto a perspectiva da média nacional, no mesmo período, é de 2%.
Indústria
Por sua vez, a indústria corresponde a 17,1% da economia do estado, o que pode contribuir positivamente com o PIB rondoniense neste ano e em 2025, com altas previstas de 4,5% e 5%, respectivamente, calcula o Santander.
Os números são acima da média do Brasil (1,4%) e próxima da região Norte (3,7%) neste ano.
Por fim, para o PIB agropecuário de Rondônia, a instituição espera um crescimento em 2024 e 2025 de 1% e 2%, respectivamente, após a alta significativa de 10% projetada para 2023. Neste ano, a expectativa da média regional é de 2,2% e a nacional é retração de 1%.
Fonte: Foto de leonidassantana na Freepik