Dívidas dos brasileiros crescem também em razão de saberem muito pouco sobre finanças
Recentemente, a fintech de saúde financeira de previdência privada do Brasil, a Onze, realizou um levantamento em que revela que saber organizar finanças pessoais ainda é para poucos. Isso porque essas pessoas não costumam pesquisar sobre o assunto, ou seja, não possuem o conhecimento necessário, registra a pesquisa. 47% não sabem organizar as contas, 26% já tentaram, e 59% responderam que não sabem como fazer.
Dívidas dos brasileiros crescem
Sendo assim, as dívidas dos brasileiros crescem à medida do nível de conhecimento financeiro que possuem. Por essas e outras, que muitas pessoas acabam se complicando ainda mais. No entanto, há empresas no mercado que fazem o meio de campo entre endividado e credor para que haja uma boa solução para ambas as partes. Uma dessas companhias é O Facilitador, que auxilia tanto pessoa física quanto jurídica.
Estudo e pesquisa – brasileiros costumam fazer isso?
Além disso, o estudo quis entender se as pessoas costumam pesquisar ou estudar materiais relacionados ao tema. Neste caso, 54% não têm esse hábito, e maioria ainda diz nem saber como começar a se informar (47%). Por sua vez, os que pesquisam de fato sobre finanças pessoais, 46%, diz que utiliza o Google (54%). Em seguida, aparecem o YouTube e as redes sociais, com 49% das respostas.
Por outro lado, é preciso destacar também que as pessoas que buscam se informar sobre o assunto, às vezes, podem procurar por fontes pouco confiáveis. E é exatamente este fator que pode levar uma pessoa a um grande endividamento, por exemplo.
Reserva de emergência
Além disso, entre as pessoas que conseguem guardar dinheiro, ou seja, fazer uma reserva financeira e assim se preparar para a aposentadoria. Porém, 66% dos respondentes não possui uma quantia guardada de fato. Já 62% disseram que pretender iniciar o hábito de construir uma poupança, pensando no futuro.
Estabilidade financeira
Por fim, o levantamento constatou que 74% das pessoas seriam mais felizes e produtivas se conseguissem alcançar a tão sonhada estabilidade financeira, além de poder organizar melhor as finanças e quitar todas as dívidas que ainda existirem. A pesquisa ouviu 1.599 pessoas, entre 18 e 64 anos, que ganham por mês entre R$ 2.604 e R$ 19.530.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-casal-calcular-seu-orcamento-domestico-juntos-na-cozinha-tentando-economizar-dinheiro-para-comprar-carro-novo-tendo-parece-estressado-e-frustrado-mulher-infeliz-mostrando-a-conta-nao-paga-para-o-marido_9531907.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=c3b093d7-2b46-4fd1-b969-2deda8c90e51