Cooperação Técnica permite a realização de pesquisas conjuntas, desenvolvimento de novas tecnologias, além da capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)
Na última quinta-feira (14/11), a direção da Fiocruz Rondônia visitou o Laboratório Municipal Central (LAM) do município de Porto Velho-RO. O objetivo é estreitar laços institucionais e constituir um Acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa visa promover ações conjuntas voltadas ao aprimoramento dos serviços de apoio ao diagnóstico e o fortalecimento das capacidades laboratoriais na região.
Cooperação Técnica
Durante o encontro acerca da Cooperação Técnica, foram discutidas propostas para colaboração em áreas estratégicas, que incluem o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias com foco no fortalecimento da vigilância em saúde e na melhoria da capacidade diagnóstica.
Além disso, a cooperação entre essas duas instituições é muito importante. Isso porque possibilita a troca de conhecimentos e experiências, e de otimizar recursos e esforços.
Segundo a biomédica responsável técnica da Divisão de Apoio ao Diagnóstico do LAM, Alessandra Vidal, a Fiocruz Rondônia, com sua expertise e infraestrutura avançada, pode oferecer suporte técnico e científico ao Laboratório Central, contribuindo assim para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Realização de pesquisas conjuntas
Vale dizer que essa parceria permite também a realização de pesquisas conjuntas, o desenvolvimento de novas tecnologias e a capacitação de profissionais, culminando em um atendimento mais eficiente e de qualidade. A união de esforços entre o Laboratório Central de Porto Velho e a Fiocruz Rondônia fortalece a rede de saúde pública, além de promover avanços expressivos na área de diagnóstico laboratorial atendendo a demanda dos pacientes que dependem do SUS.
Tal cooperação entre ambas as instituições é essencial para o aprimoramento dos serviços de saúde na região, favorecendo diretamente a população com diagnósticos mais precisos e rápidos, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico local.
Por fim, a parceria reforça o compromisso da Fiocruz Rondônia em atuar de modo integrado com outras instituições de saúde, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região amazônica, promovendo a saúde e o fortalecimento do SUS.
A reunião contou com a participação de representantes das duas instituições, incluindo a biomédica responsável técnica pelo LAM, Odineide Batista Sousa Vieira, e os biomédicos André Luiz Ferreira, Alessandra Vidal Borges, Gessica Tenório Rodrigues, Katgeane Neves da Silva e Caroline Caroline Scharnowski Bueno.
Fonte: Foto de freepik na Freepik