Ações inclusivas da Funcultural no atual governo, entre 2017 e 2024, incluem projetos como o Arte e Cultura Itinerante e eventos tradicionais
A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do Município (Funcultural), tem se destacado na promoção de atividades de cultura e também inclusivas durante a gestão do prefeito Hildon Chaves. Prova disso é que entre 2017 e 2024, as ações idealizadas pela Funcultural democratizaram o acesso à cultura, além de fomentar a integração social e o desenvolvimento econômico em regiões urbanas e distritos do município.
Ações inclusivas da Funcultural
Entre as ações inclusivas da Funcultural está o projeto Arte e Cultura Itinerante, que levou apresentações artísticas, oficinas, mostras culturais e atividades circenses a diversas localidades de Porto Velho. As edições ocorreram em Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã (região da Ponta do Abunã); Abunã e União Bandeirantes (eixo da BR-319); Vila Calderita (setor rural da capital) e São Carlos, Nazaré e Calama (região do Baixo Madeira).
Além disso, tais iniciativas foram bastante desafiadoras, devido às questões climáticas e distâncias. Mesmo assim, foi possível gerar entretenimento, lazer e educação cultural às populações mais distantes da zona urbana.
Impacto nas comunidades
Além de enriquecer a oferta cultural, as ações itinerantes da Fundação impulsionaram outros setores, como o turismo, a gastronomia e a hotelaria local, principalmente com o aumento do movimento em pousadas e hospedarias. As comunidades escolares também foram mobilizadas, com programação voltada para crianças e jovens, que tiveram a oportunidade de vivenciar experiências artísticas e culturais enriquecedoras.
Na zona urbana
Por sua vez, na zona urbana, a Funcultural promoveu e apoiou eventos de grande porte. É o caso do Festival de Música, festas juninas e o tradicional Carnaval de Porto Velho.
Além disso, também ocorreram exposições e publicações que destacaram a história e as tradições da cidade.
A atual gestão consolidou a Funcultural como um órgão dinâmico e acessível, que entende a cultura como um direito fundamental.
Por todas essas ações, a Funcultural segue como referência em gestão cultural, deixando um legado duradouro para Porto Velho e seus moradores.
Fonte: Foto de pedroignaciofotografia na Freepik